Lora | internet das coisas

A LoRa™ é uma rede de comunicação sem fios (rádio frequência), que permite a comunicação de milhares de dispositivos alimentados a bateria, a longas distâncias e com um consumo mínimo de energia.

A internet das coisas (IoT) já não é novidade para ninguém. Este conceito veio permitir a interconexão digital entre objetos do nosso quotidiano e a internet. Permite, por exemplo, que o seu contador da água comunique a leitura mensalmente sem necessidade de intervenção humana.

A tecnologia LoRa™, faz parte de um agrupamento de redes chamado LPWAN (rede de área ampla e baixa potência), capazes de comunicar em longas distâncias (até 1,5km em áreas urbanas e 15km em áreas rurais), mesmo em condições adversas por possuir uma forma simples de organizar a informação.

O seu baixo consumo de energia é fundamental para integrar em dispositivos que se pretendem instalados durante um longo período de tempo com uma bateria, sendo que para milhares de dispositivos a comunicar, é importante a eficiência da rede e de utilização do espetro de radiofrequência para garantir que nenhuma informação se perde.

E como funciona uma rede LoRa™?

A seguinte ilustração, com o exemplo dos contadores de água, demonstra a tipologia em "estrela" usada pela rede LoRa™, isto é, cada dispositivo da rede é conectado a um ponto central de acesso:

 

Os contadores enviam e recebem dados de concentradores específicos (similar às redes Wi-Fi, mas com alcance muito maior), que os encaminham via IP para servidores de aplicação locais ou remotos.

Quer saber mais sobre esta tecnologia, as suas vantagens e como esta pode tornar a sua cidade mais inteligente?