Inaugura dia 19 de junho a Horta Urbana de Faro

A Hubel Indústria da Água irá conceber e executar o projeto que se materializa numa das maiores hortas urbanas da Europa e tem lugar no coração da cidade de Faro, no Mercado Municipal.

Este projeto tem data de inauguração prevista exatamente um dia antes da primeira edição do evento "Faro Rooftop Festival", um evento cultural e sustentável pioneiro em Portugal.

O HT-Group contribuirá com a experiência acumulada na produção agrícola e fornecerá todos os equipamentos necessários para o arranque desta horta urbana. Por sua vez, a AAPACDM, uma das principais instituições de solidariedade social de Faro, será a responsável pela plantação.

A iniciativa, com objetivo social, pedagógico e educacional, servirá a dois públicos, «tanto às pessoas com deficiência intelectual, como também desempregados de longa duração ou beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI)».

O objetivo é combater a exclusão social, incutir hábitos saudáveis e, também, que os utentes consigam produzir os seus próprios alimentos. 

A médio prazo, pretende-se ainda enquadrar o projeto num programa educativo aberto às escolas e à população, por intermédio de workshops, no sentido de promover uma alimentação saudável.

Esta nova Horta Urbana Solidária enquadra-se assim num movimento europeu a que vários países se estão a juntar: A criação de festivais e iniciativas que dinamizem os rooftops das cidades, dando-lhes um uso ecológico e sustentável.


Açoteia Faro rooftop festival