Encontro regadio 2019 | Aproveitamentos hidroagrícolas

Realiza-se nos dias 6 e 7 de Novembro  o "Encontro Regadio 2019" que tem o seu foco na Agricultura, Ambiente e Território e pretende discutir os desafios dos Aproveitamentos Hidroagrícolas para além da Gestão da Água. 

A agricultura é o setor onde é consumida grande parte da água disponível, pelo que a sua correta utilização é crucial. 

Na vertente Hidroagrícola é de suma importância que os perímetros de rega possuam as ferramentas adequadas, para assim providenciar uma gestão otimizada dos recursos hídricos e energéticos, tendo como principal objetivo a diminuição da água não faturada nas entidades.

Contudo, segundo Manuel Amaro Figueira, diretor executivo da Associação de Beneficiários do Mira, "A gestão dos Aproveitamentos Hidroagrícolas não se cinge apenas a uma eficiente gestão da água. É necessário existir uma estratégia clara para o território".

Neste encontro, irão ser abordados diversos temas, como o "Contributo para uma Estratégia para o Regadio 2050", pela voz do professor Francisco Gomes da Silva, assim como irá existir uma mesa redonda que aborda "Os desafios para o regadio".

Este encontro de regantes visa ainda a criação de uma norma para o reconhecimento e a sua posterior certificação de "Explorações de Regadio Sustentável", que contenham na sua génese a proteção dos recursos hídricos, conservação do solo, contributo para a biodiversidade (habitats e espécies) e a melhoria da sustentabilidade carbónica. A medida tem como objetivo criar 100 000 hectares de zonas agrícolas de Regadio Sustentável até 2027.

Poderá consultar o programa aqui.